A Toxina Botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que provoca o relaxamento muscular e a redução ou parada temporária da produção de suor em regiões específicas. Apesar de existirem vários tipos da toxina (de A a G), apenas a toxina botulínica tipo A é aprovada para uso na dermatologia estética. A substância é aplicada no(s) músculo(s) a serem relaxados, de forma precisa. Não é necessária a anestesia local, mas pode ser recomendado o uso de sistemas de resfriamento local ou um anestésico tópico 1 hora antes do procedimento.
A principal indicação da Toxina Botulínica é amenizar o aspecto das rugas dinâmicas ou rugas de expressão, causadas pela contração muscular. Além disso, a toxina botulínica também pode ser uma boa opção para arquear as sobrancelhas, atenuar as marcas do pescoço, definir o contorno mandibular e tratar algumas condições, como a hiperidrose (suor excessivo). Com a evolução da técnica, as indicações e locais estão constantemente aumentando. Ainda assim, as principais indicações encontram-se na face, pescoço e nas regiões corporais onde há sudorese excessiva.
O chamado Efeito Nefertiti é um tratamento dermatológico que consiste em aplicar a Toxina Botulínica no terço inferior da face, com o objetivo de prevenir as rugas marcadas no pescoço e ajudar na definição do contorno facial. O procedimento faz referência à beleza da antiga rainha do Egito, em especial da sua linha mandibular bem delineada, característica extremamente marcante de Nefertiti.
Os primeiros efeitos podem começar a aparecer em 2 a 3 dias. No entanto, resultados plenos são alcançados após 2 a 3 semanas, se mantendo por cerca de 3 meses, quando diminuem até desaparecerem completamente entre 4 a 6 meses. É importante ressaltar que a duração do efeito nos casos de sudorese excessiva é substancialmente maior.
Mesmo se tratando de um procedimento muito realizado e conhecido, o Botox® ainda pode ser cercado de dúvidas e receios para algumas pessoas. Veja quais são os principais mitos e verdades sobre o tratamento:
1 ) “Oѕ resultados da Toxina Botulínica ѕãо imediatos.”
Mito. O efeito do Botox® começa cerca de 48 horas após as aplicações, mas é só após duas (a 3) semanas que o resultado final pode ser observado.
2) “Quem faz o procedimento fica com o rosto sem expressão.”
Mito. Quando o tratamento é feito da forma correta e por um médico capacitado, é praticamente certo que o resultado será muito natural e harmônico.
3) “É possível prevenir rugas usando Botox®” – Verdade!
Além de atenuar as rugas já instaladas, o Botox® em pacientes jovens pode ajudar a evitar a movimentação exagerada dos músculos que causam a ruga, agindo como preventivo dos sinais do envelhecimento.
4) “A Toxina Botulínica deve ser feita a partir dos 30 anos”.
Mito. Na verdade, não existe idade mínima ou momento ideal para iniciar o tratamento com Botox®. Tudo depende da avaliação do dermatologista e da indicação correta, independente se o paciente tem 25, 30 ou 40 anos.
5) “Botox® não é indicado apenas para corrigir rugas”
Verdade. Como mencionado anteriormente, a Toxina Botulínica também age no controle de condições como a hiperidrose (suor excessivo), sorriso gengival, bruxismo e dores de cabeça crônicas.