Sem dúvida, estamos atravessando por um dos períodos mais difíceis das nossas vidas. Em meio ao distanciamento social, às tantas notícias negativas e ao sentimento de incerteza em relação ao Coronavírus, é normal ter momentos de ansiedade, estresse e mudanças de humor.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que todo essa alteração emocional pode afetar diretamente a saúde da mente, do corpo.
Explicando de forma bem simplista, a tensão e o estresse excessivos afetam o hipotálamo, região cerebral que regula todas as funções vitais do corpo e que influencia na nossa imunidade. Assim, a ansiedade pode provocar comprometimento deste sistema, enfraquecendo a resposta imunológica natural do organismo e favorecendo o surgimento de diversas doenças.
Especificamente em relação à pele, já é comprovado por meio de estudos sérios que o estado emocional, apesar de não ser uma causa única de doenças, pode agravar diversas condições crônicas e inflamatórias.
Isso acontece devido ao excesso de cortisol (um dos hormônios ligados ao estresse), que também afeta o sistema de defesa do corpo. Entre as doenças cutâneas que podem piorar em momentos de crise como o que estamos passando, vale destacar:
A Dermatite Atópica – Condição que causa lesões avermelhadas na pele que coçam muito e podem descamar. Durante a quarentena, a Dermatite Atópica pode ainda ser agravada pelo contato maior com agentes químicos, como produtos de limpeza, sabonetes e o álcool em gel, por isso é importante redobrar os cuidados de hidratação com a pele neste período.
A Psoríase – Doença inflamatória crônica caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas, escamosas e ressecadas na pele, podendo também causar dor, coceira e outros desconfortos.
Vitiligo – Doença em que há uma redução ou a falta da melanina (pigmento que dá cor à pele) em diversas regiões do corpo. O Vitiligo é caracterizado pelo surgimento de manchas brancas e o estresse pode desencadear o início da doença caso a pessoa já tenha predisposição genética.
Acne – Além de favorecer a piora das espinhas inflamadas, devido ao desequilíbrio hormonal que o estresse acarreta, as alterações emocionais também podem fazer com que o paciente “cutuque” as lesões na pele, piorando o seu aspecto.
Além dessas doenças, várias outras podem ser agravadas pela instabilidade na saúde mental, como a Rosácea, Lúpus, queda de cabelo por eflúvio telógeno, etc.
1) Ele evidencia as olheiras
Por essa área dos olhos possuir uma pele fina e uma vascularização acentuada, as alterações orgânicas no corpo podem piorar tanto o inchaço local, como o escurecimento das pálpebras.
2) Contribui para o surgimento precoce de rugas
Durante momentos de ansiedade e estresse o corpo prioriza a absorção dos nutrientes para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins. Com menos nutrientes e oxigênio chegando à pele, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e, consequentemente, de produzir colágeno, prejudicando a textura cutânea.
3) Favorece a perda de colágeno
Como citamos, o estresse eleva a liberação de cortisol – um hormônio que em excesso é prejudicial – e, com isso, há a liberação de mais radicais livres, moléculas instáveis extremamente danosas para a pele, que causam o envelhecimento precoce.
Sim. O estresse também pode agravar quadros de queda capilar, já que tem influência sobre o ciclo de atividade dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. A boa notícia é que, geralmente, os quadros de eflúvio decorrentes do estresse podem ser tratados em consultório e a recuperação tende a ser completa após alguns meses.
Estabeleça uma rotina semanal
Manter uma rotina dentro de casa é uma forma de se sentir útil e não ficar entediado durante a quarentena. Acorde e tire o pijama, para se sentir mais entusiasmado. Estabeleça alguns horários fixos para atualizar demandas do trabalho, para preparar as suas refeições, estudar e, por que não, para se divertir!
Mantenha os seus cuidados de beleza
Uma boa dica para evitar o estresse e o tédio durante a quarentena é apostar nos cuidados com a beleza da pele e do cabelo. Reforce a sua rotina de skincare, aproveite o tempo para testar máscaras e novos produtos. Além de garantir uma cútis bem cuidada, esses hábitos podem ajudar a dar um “up” na sua autoestima!
Evite as mídias sociais e os telejornais em excesso
É fundamental estar bem informado sobre o novo Coronavírus, mas nada de exageros. O excesso de informações negativas podem contribuir para aumentar a ansiedade e o medo. Até mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma recomendação a respeito: separar 2 horários específicos no dia para ver o noticiário sobre o tema.
Não se isole emocionalmente
Aproveite o poder das tecnologias atuais para se aproximar de quem não pode estar ao seu lado fisicamente. Separe um tempinho e ligue para amigos e familiares, uma boa conversa com quem você ama já é de grande ajuda!
Não se culpe tanto e reflita sobre o que é importante para você.
Lembre-se: você está em casa para o bem da sua família e para o bem de toda a comunidade. Não se culpe tanto por isso, combinado? Aproveite o tempo e reflita sobre os seus valores, nos seus defeitos e nas coisas que você precisa desenvolver para ir em direção aos seus objetivos.
Medite e se exercite em casa!
Acredite, colocar uma música tranquila e ficar em silêncio por alguns minutos já é uma ótima alternativa para abaixar os níveis de ansiedade no corpo. Em conjunto com a meditação, os exercícios de respiração também são eficientes no controle da angústia e do estresse. Da mesma forma, a prática de algum tipo de atividade física, mesmo dentro de casa, é válida para liberar endorfina no organismo e elevar a sensação de bem-estar.
Espalhe a positividade
Por fim, mas não menos importante, procure ajudar a sua comunidade de alguma forma. Espalhe boas notícias, compartilhe algum tipo de conhecimento, encontre maneiras de ajudar os profissionais liberais que de alguma forma estão conectados com você (manicures, colaboradoras da limpeza, cabeleireiros, etc). Fazer o bem para o próximo é fazer bem para si mesmo.
Nós, dermatologistas da 2 ALL, nos colocamos à disposição dos nossos pacientes para o esclarecimento de dúvidas e qualquer necessidade em relação aos cuidados com a pele. Conte conosco! Em breve estaremos juntos novamente, carregando novos aprendizados <3