Estudos afirmam que pacientes que se cuidam de forma adequada desde a juventude, conseguem evitar em até 50% o surgimento de rugas e outras irregularidades ao chegar nos 60 anos, você sabia?
Atualmente, mais do que nunca, o papel da dermatologia estética é garantir um envelhecimento com qualidade, mantendo em dia a beleza natural dos pacientes, sem precisar esconder ou mentir a idade.
O grande segredo para isso está na PREVENÇÃO ou, em como chamamos tecnicamente, no chamado PREJUVENESCIMENTO. Esse termo, derivado da palavra em inglês PREJUVENATION, faz referência aos cuidados caseiros e procedimentos médicos que visam prevenir ou postergar ao máximo os sinais do envelhecimento.
O envelhecimento facial é decorrente de vários fatores e não apenas da perda de firmeza da pele. Assim, com o passar dos anos, além da diminuição na produção de colágeno – que provoca o surgimento de rugas profundas e a flacidez, a face passa por alterações em camadas profundas, que favorecem a sua queda, como:
-> A perda gradual dos compartimentos de gordura ou coxins gordurosos;
-> Diminuição de força e tônus muscular;
-> E a reabsorção significativa de tecido ósseo.
Sabemos que paralisar o tempo e prevenir todos os sinais do envelhecimento é impossível. No entanto, podemos escolher COMO envelhecer… Com naturalidade e beleza em todas as idades, concorda?
Em casa, os cuidados que não podem ficar de fora da rotina de skincare são:
Quando o assunto são os procedimentos em consultório que visam prevenir o envelhecimento, a indicação mais interessante é a associação de diferentes técnicas e tecnologias, como:
Proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que provoca um relaxamento muscular, enfraquecendo o músculo e fazendo com que sua contração diminua, atenuando as rugas faciais dinâmicas (provocadas pelo movimento) e a prevenção de linhas profundas. A toxina botulínica é normalmente a primeira intervenção e a de maior impacto nas clientes mais jovens onde as rugas são, em sua maioria, de padrão cinético (movimentação).
O Ácido Hialurônico é uma substância presente no organismo, que vai diminuindo com o passar do tempo. Trata-se de um componente totalmente seguro, que oferece sustentação, volume e firmeza para a pele. O preenchimento cutâneo e o MD Codes™ têm como objetivo sustentar a face por meio da aplicação do preenchedor em planos profundos, devolvendo volume ao tecido ósseo e aos coxins de gordura que foram reabsorvidos com o tempo. No MD Codes™ a aplicação do preenchedor é feita de forma totalmente individualizada, utilizando técnicas especiais e maior volume de produto, com entrega de resultados muito mais satisfatórios e também mais naturais.
Componentes injetados na pele que estimulam, de forma intensa, a produção de novas fibras de colágeno e elastina pelo organismo, promovendo a melhora da textura da pele e o aumento da firmeza e espessura cutânea. Existem diversas substâncias bioestimuladoras como o ácido polilático (Sculptra) , a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e a policopractona (Ellansé) com objetivos diferentes e indicações específicas.
Tecnologia que produz pontos de coagulação na pele, desencadeando um processo inflamatório programado e estimulando a neocolagênese. O resultado do tratamento com o Ultraformer III é uma pele mais firme e um efeito lifting leve a moderado ou tightening, sem cirurgia. O tratamento pode ser feito em todos os tipos de pele e os seus resultados progridem de forma gradual por até seis meses após a primeira sessão.
O Eletroderme é uma tecnologia moderna em que conseguimos fazer a radiofrequência (uma forma de calor) e o microagulhamento numa mesma sessão, a fim de estimular a produção de colágeno e prevenir o surgimento de rugas e da flacidez. As duas tecnologias trabalhando ao mesmo tempo potencializam os resultados!
Tratamento que visa renovar as camadas cutâneas por meio da aplicação de ácidos específicos (químico) na pele. Além de ajudar no clareamento da cútis, o procedimento é uma excelente opção para melhora da textura da pele, atenuando cicatrizes, poros dilatados e rugas finas.
Tecnologia que emite raios de luz uniforme que geram calor nas células da derme e provocam a sua desnaturação térmica. Permite tratar todos os tipos de pele e diversas regiões do corpo. Além de tratar diversos tipos de manchas, a Luz Intensa Pulsada (LIP) auxilia, principalmente, na resolução de queixas como estrias recentes, rosáceas (doença inflamatória crônica da pele), nevo rubi, telangiectasias (vasos dilatados), hemangiomas (manchas de sangue), olheiras, poros abertos, pequenas rugas, cicatrizes de acne e na textura da pele.
Os lasers fracionados atuam simultaneamente para a renovação de todas as camadas cutâneas, aquecendo a pele de forma controlada e estimulando a síntese de colágeno novo. O resultado é a melhora considerável da textura da pele e o efeito de lifting natural (no caso dos lasers não fracionados) deixando a pele mais firme e jovem!
O acompanhamento com o dermatologista é fundamental para resultados de sucesso. E lembre-se: o importante é estar e se sentir belo(a), independente da sua idade.