(31) 9 8505-8036 (31) 2342-0690
HOME BLOG O que há de novo em Harmonização Facial e Preenchimento Cutâneo?

BLOG

E ATUALIDADES

O que há de novo em Harmonização Facial e Preenchimento Cutâneo?

Por Dr. Leonardo Neves e Dra. Beatriz Abreu

O processo de envelhecimento é o responsável pelas intensas mudanças nas estruturas faciais, como o afinamento e a perda de firmeza da pele, a diminuição do tecido adiposo, dos músculos e dos ossos. O resultado deste processo, com o passar dos anos, é uma face mais magra, com áreas de ptose (queda) ,flacidez e sem o contorno facial definido. Neste sentido, a aplicação dos preenchedores é, há muitos anos, uma das melhores alternativas para reverter os sinais do tempo, devolvendo volume e tônus perdidos e propiciando melhorias tanto na estrutura geral do rosto, como em aspectos mais sutis e refinados da face.

A evolução das técnicas de Harmonização Facial

As novas técnicas de harmonização facial são uma evolução ou amadurecimento das técnicas preenchedoras realizadas há mais de 30 anos na dermatologia. As substâncias utilizadas nos primeiros preenchimentos eram de silicone ou preenchedores definitivos que, com o passar do tempo, evoluíram para os produtos à base de colágeno de animais, até chegar ao ácido hialurônico atual.

Se antigamente o conceito do tratamento era, de forma simplista, preencher lacunas (sulcos) e espaços que necessitavam ser revolumizados, atualmente a visão estética global da face suplantou os problemas focais. Em outras palavras, hoje em dia não tratamos de forma pontual queixas como as rugas da marionete ou o “bigode chinês”. As técnicas modernas de preenchimento e harmonização facial, como o MDCodes® e o conceito de Beautyfication, buscam reestabelecer as proporções áureas da beleza da face de forma global e, ao mesmo tempo, analisando as características individuais de cada paciente.

O que antigamente era observado de forma plana, em fotografias, hoje pode ser visto de maneira volumétrica, em 3D. Assim, até a própria análise do tratamento com preenchedores evoluiu. As mudanças nas técnicas de preenchimento também incluem a quantidade de produto utilizado, que é muito superior às quantidades usadas no passado, fazendo com que os resultados sejam mais satisfatórios e tenham maior durabilidade.

Por fim, a última mudança que pode ser notada em relação a este tratamento no decorrer dos anos é a melhora da receptividade dos pacientes. Os clientes estão cada vez mais abertos aos procedimentos estéticos e, especificamente, aos preenchimentos cutâneos, já que, hoje em dia, os resultados deste tratamento priorizam a naturalidade e a sutileza.

A importância do profissional ainda mais especializado

Apesar de ser tratar da mesma bagagem técnica que se tinha antigamente, os tratamentos atuais estão muito mais sofisticados, demandando também de maior experiência e capacitação dos médicos.

Enquanto antes o risco era de 1 a 2 seringas (2 ml) de preenchedores, hoje essa quantidade pode chegar de 2 a 5 ml ou mais. Assim, mesmo se tratando de produtos biocompatíveis e seguros, o risco eminente a qualquer procedimento estético ainda existe. Dessa forma, antes de realizar um preenchimento cutâneo, o profissional deve levar em consideração todos os ângulos faciais, atentando-se não só para a quantidade de produto que será injetado, como também para os locais onde serão colocados os preenchedores e a profundidade dos planos da face.

Outro fator muito importante para o sucesso do tratamento é o diagnóstico adequado. Muitas vezes, o paciente já busca o dermatologista com a vontade de realizar um preenchimento, quando na verdade as suas características indicam para outras soluções, como Peelings Profundos, Microagulhamento, laser, Toxina Botulínica e etc. Nessas horas, a palavra do médico, com toda a carga de experiência e o seu senso estético apurado, é fundamental para mostrar os benefícios do equilíbrio. Na 2ALL Dermatologia, dizemos que os procedimentos injetáveis, tais como preenchimentos, e o Botox®, devem ser feitos com o objetivo de tornar a face mais descansada, deixando a pessoa mais bonita, sem a obviedade de uma intervenção estética.

Assim, o papel do paciente é saber escolher um médico com expertise e reconhecimento técnico, além de, acima de tudo, buscar um profissional honesto e empático, que entenda as suas expectativas, mas saiba dialogar de forma didática se o procedimento desejado é realmente o ideal.

Afinal, o que podemos concluir sobre o tema?

Em suma, é possível afirmar que houve tanto a mudança na visão do médico e do paciente sobre a estética, como também a evolução dos produtos e das técnicas de preenchimento utilizadas, que permitem com que o profissional faça o tratamento com modulação, customização e efeitos específicos, proporcionando resultados muito mais satisfatórios.

 

CONTATO

FALE CONOSCO

(31) 9 8505-8036
(31) 2342-0690
contato@2alldermatologia.com.br

Rua Pernambuco, 554, Sala 601,
Funcionários – Belo Horizonte, MG.


03.542.881/0001-60 - ABREU NEVES DERMATOLOGISTAS ASSOCIADOS LTDA - ME
*Resultados variam de acordo com cada pessoa.