Um olhar expressivo e penetrante é capaz de dizer tudo sem uma única palavra, concorda? Não é a toa que a área dos olhos é considerada uma das mais importantes para a beleza da face.
Mas o que muitas pessoas não sabem (ou ignoram) é que essa região é também uma das mais sensíveis do rosto, com uma pele extremamente fina e delicada. Por isso, quem deseja manter a jovialidade da chamada “região periocular” (ao redor dos olhos), precisa apostar em cuidados especiais em casa e em tratamentos específicos no consultório médico.
Os cuidados em casa se iniciam com a limpeza correta dessa área. É muito importante remover toda a maquiagem, excesso de produtos ou impurezas acumuladas durante o dia, já que esses resíduos podem favorecer a irritações e infecções oculares. O ideal é apostar em sabonetes e demaquilantes leves, livres de álcool ou substâncias irritativas, como as soluções micelares. Se você usa lentes de contato, outros cuidados podem ser necessários.
Para tratar e combater esse envelhecimento ao redor dos olhos, é importante manter uma rotina de tratamento com hidratantes específicos e ativos antioxidantes que evitam o surgimento precoce de rugas, flacidez e manchas, como a Vitamina C, derivados da vitamina E, hidratantes mais delicados mais ou menos oleosos de acordo com o tipo de pele de cada um.
Além disso, todos os produtos aplicados na área dos olhos devem ser dermatologicamente testados e hipoalergênicos, evitando irritações cutâneas.
Além de ter a pele extremamente fina, suscetível à flacidez precoce e ao surgimento de rugas profundas, a região periocular possui particularidades em seu sistema linfático e circulatório, favorecendo o surgimento de bolsas inchadas nas pálpebras superiores e inferiores.
Felizmente, existem alternativas de tratamentos minimamente invasivos que ajudam a melhorar o aspecto das pálpebras flácidas e com bolsas, como:
As rugas e linhas ao redor dos olhos
Existem basicamente três tipos de rugas que afetam a região ao redor dos olhos:
-> As rugas dinâmicas, causadas pela movimentação constantemente do olhar ao se expressar;
-> As rugas estáticas profundas, provocadas pela perda de firmeza da pele com o processo de envelhecimento;
-> E as rugas finas superficiais, caracterizadas pelo aspecto de “craquelado” abaixo dos olhos, causadas pela falta de hidratação e outros cuidados com a região periocular.
O tipo de tratamento dependerá do tipo de ruga. Às vezes será necessário apenas uma técnica, e outras vezes é preciso empregar duas ou mais. É fundamental que o seu dermatologista avalie em que quadro você se encaixa para que o resultado aconteça de verdade!
Conhecidas como “a moldura do olhar” as sobrancelhas desempenham papel fundamental para a beleza da região periocular. Enquanto muitas pessoas nascem, naturalmente, com as sobrancelhas arqueadas e simétricas, outras não têm a sorte de nascer com os supercílios bem posicionados. É comum receber pacientes que se queixam em consultório do aspecto “caído” e entristecido da sobrancelha, o que favorece o envelhecimento do olhar.
A boa notícia é que algumas técnicas são eficazes para o tratamento desta região, como:
Para saber quais são os procedimentos mais indicados no seu caso, consulte um médico dermatologista. Ficou com alguma dúvida sobre os tratamentos da pele ao redor dos olhos? Entre em contato com a nossa equipe pelo Whatsapp!