A queda na produção de hormônios femininos e masculinos durante o período da Menopausa (nas mulheres) e da Andropausa (nos homens), provoca inúmeras alterações no corpo. A pele madura, após os 50 anos, se torna mais ressecada, sem viço, com maior flacidez e com a presença de rugas e linhas profundas. Além disso, é comum nesta idade o surgimento de manchas na face e no coRpo, devido à exposição cumulativa aos raios solares.
Os cuidados em casa
Para evitar o surgimento ou agravamento destas queixas na pele madura, é fundamental manter cuidados especiais em casa, que incluem:
-> O uso do protetor solar diariamente, reaplicando o produto de 3 em 3 horas se você se expõe ao sol em demasia. Lembrar que as características do tipo de filtro solar devem ser indicadas pelo seu dermatologista. Não esquecer que o uso de cobertura com cor aumenta a fotoproteção.
-> A boa hidratação da pele, tanto com a ingestão de água no dia a dia, como com o uso de hidratantes potentes para a pele ressecada;
-> A boa higiene cutânea, especialmente na face, com o uso de produtos indicados pelo seu médico e específicos para o seu tipo de pele;
-> E o uso de cremes ricos em ativos como o Ácido Retinóico, Retinol, Pro-Xylane e Niacinamida, vitamina C, entre outros, que ajudam a minimizar irregularidades e uniformizar a pele do rosto.
Beleza natural, independente da idade
Se há algum tempo atrás o grande objetivo dos tratamentos estéticos era recuperar a jovialidade a qualquer custo, atualmente está em voga um conceito muito mais plausível: o envelhecimento com qualidade e beleza, independente da idade . Hoje em dia, se preza muito mais pela naturalidade nos resultados, embelezando o paciente e realçando as suas características positivas, de forma sutil e saudável. Assim, os resultados não visam mais esconder quantos anos o paciente tem, mas sim valorizá-los, mostrando que é possível envelhecer bem e manter em dia a beleza da pele.
Os melhores tratamentos para a pele madura
A boa notícia é que, por meio de diversas técnicas da dermatologia moderna, é possível minimizar as alterações cutâneas provocadas pelo processo de envelhecimento, devolvendo beleza e viço à pele madura. Veja quais são os principais tratamentos indicados para quem tem mais de 50 anos:
A consulta com o dermatologista é fundamental para saber quais são os melhores tratamentos no seu caso.