A Toxina Botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que provoca o relaxamento muscular e a redução ou parada temporária da produção de suor em regiões específicas. Apesar de existirem vários tipos da toxina (de A a G), apenas a toxina botulínica tipo A é aprovada para uso na dermatologia estética.
Para quem é indicado: a principal indicação da Toxina Botulínica é amenizar o aspecto das rugas dinâmicas ou rugas de expressão, causadas pela contração muscular. Além disso, a toxina botulínica também pode ser uma boa opção para atenuar as marcas do pescoço, definir o contorno mandibular e tratar doenças, como a hiperidrose (suor excessivo).
O procedimento: a substância é aplicada no(s) músculo(s) a serem relaxados, de forma precisa. Não é necessária a anestesia local, mas pode ser recomendado o uso de sistemas de resfriamento local ou um anestésico tópico 1 hora antes do procedimento.
Resultados: os primeiros efeitos podem começar a aparecer em 2 a 3 dias. No entanto, resultados plenos são alcançados entre a primeira e segunda semana, se mantendo por cerca de 3 meses, quando diminuem até desaparecerem completamente entre 4 a 6 meses. É importante ressaltar que a duração do efeito nos casos de sudorese excessiva é substancialmente maior.
Áreas tratadas: com a evolução da técnica, as indicações e locais estão constantemente aumentando. Ainda assim, as principais indicações encontram-se na face, pescoço e nas regiões corporais onde há sudorese excessiva.