(31) 9 8505-8036 (31) 2342-0690
HOME BLOG Tudo o que você precisa saber sobre COLÁGENO!

BLOG

E ATUALIDADES

Tudo o que você precisa saber sobre COLÁGENO!

O colágeno é um conjunto de proteínas formadas por aminoácidos no organismo, que tem a função de manter as células unidas em diversos tecidos, como na pele, cartilagens e ossos. Esse componente, que é extremamente importante para a saúde e a beleza cutânea, representa até 70% das proteínas que confere sustentação e firmeza à pele.

 

Como o colágeno é produzido no corpo?

A produção de colágeno no organismo se dá por meio de uma sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Essa classe de proteínas é criada na derme, pelos chamados fibroblastos, que também são responsáveis pela criação de elementos estruturais como a elastina e o ácido hialurônico.

 

A degradação do colágeno após os 30 anos

À medida que a pele envelhece, o colágeno natural do corpo se torna mais fragmentado, devido à ação de enzimas específicas (metaloproteinases) que quebram esse componente com maior intensidade. Além do aumento na taxa de degradação do colágeno, durante o processo de envelhecimento também ocorre a diminuição na produção dessas proteínas pelos fibroblastos, favorecendo o surgimento dos sinais indesejados na pele, como a perda de firmeza, de viço e o aparecimento das rugas.

 

Em geral, esse processo de degradação se inicia a partir dos 30 anos, em que não produzimos mais a proteína estrutural de forma espontânea, tornando a nossa balança negativa e perdendo cerca de 1% do colágeno ao ano. Estudos afirmam que, em geral, ao atingirmos 80 anos apresentaremos 4 vezes mais colágeno danificado do que com a idade entre 20 a 30 anos.

 

Como evitar a degradação do colágeno?

Não é possível paralisar a degradação do colágeno, mas por meio de alguns hábitos diários pode-se diminuir esse processo e minimizar os seus efeitos, como:

  1. Apostar no uso do filtro solar corretamente;
  2. Hidratar e limpar a pele de acordo com as indicações dermatológicas;
  3. Investir no uso de antioxidantes tópicos e orais;
  4. Manter bons hábitos alimentares;
  5. Evitar o tabagismo.

 

E o Colágeno Oral – Vale a pena tomar?

Este é um tema que está frequentemente em voga nos congressos dermatológicos e é também dúvida comum de muitos pacientes. Nós, da 2ALL Dermatologia, acreditamos na eficácia do colágeno oral como um complemento aos tratamentos feitos em consultório.

Assim, a ingestão do colágeno é uma boa opção para potencializar os resultados de procedimentos que estimulam a produção de colágeno novo de forma local, como a aplicação de bioestimuladores injetáveis, lasers, microagulhamentos, ultrassom micro e macrofocado, entre outros.

Por outro lado, é fundamental que os pacientes tenham uma expectativa realista em relação aos efeitos deste produto, já que ao ser usado isoladamente ele não é capaz de gerar grandes transformações na qualidade e beleza da pele.

Além disso, é fundamental que se faça uma análise da dieta do paciente antes da indicação do colágeno oral, uma vez que a qualidade da alimentação diária vem antes de qualquer suplementação.

É possível repor o colágeno perdido?

Sim, é possível ESTIMULAR a produção de colágeno NOVO e, com isso, evitar vários dos efeitos negativos da perda desta proteína. O ideal, para que a produção de colágeno seja eficaz, é apostar na associação de técnicas e tecnologias, como:

  • O Ultraformer III Equipamento de ultrassom micro e macrofocado que aquece a pele e fáscia muscular até 75,4°C, provocando microlesões e estimulando a produção de colágeno em diferentes profundidades na face e no corpo.
  • Os Bioestimuladores cutâneosSubstâncias que, quando introduzidas na pele em forma de rede ou linhas paralelas, induzem à produção de colágeno novo. O resultado é a melhora da qualidade, firmeza e textura cutânea em diversas regiões. As substâncias bioestimuladoras mais conhecidas são o Ácido Poli-L-Láctico, (Sculptra®), a HIdroxiapatita de Cálcio (Radiesse®) e a policaprolactona (Ellanse®).

 

  • O Laser de Co2 cirúrgico – Tecnologia que produz um dano térmico controlado na pele, de natureza ablativa e coagulativa, promovendo uma intensa reestruturação, tanto da epiderme como da derme. O laser atinge todas as camadas da pele e estimula de forma intensa a produção de colágeno, melhorando a flacidez. A formação do colágeno acontece gradativamente com pico em 3 meses, continuando até seis meses após o procedimento, e os resultados do tratamento são duradouros.

 

 

  • Peeling de Fenol – Trata-se de peeling químico profundo, que utiliza o fenol, também conhecido como ácido carbólico. Por ter propriedades cáusticas o fenol, quando associado ao óleo de cróton, promove uma descamação de grande intensidade na pele e estimula a neocolagênese. O procedimento é feito em ambiente ambulatorial com o auxílio de anestesia (com o devido acompanhamento do médico anestesista) para maior conforto do paciente. Os resultados do Peeling de Fenol são surpreendentes. A solução utilizada no tratamento possui alto poder de retração de pele, tratagrandendo com eficácia os sinais da flacidez facial.

 

 

  • Radiofrequência microagulhada – O calor da radiofrequência associado às micropunturas com finas agulhas de ouro provocar o aumento das fibras elásticas, colágenas e substância intercelular, com subsequente melhora da flacidez facial e corporal.

 

  • Radiofrequência Venus Legacy, Reaction, Vela Shape e Accent – Por fim, para estímulo de colágeno no rosto e no corpo vale destacar os equipamentos que agem por meio da radiofrequência. Essas tecnologias promovem uma elevação controlada da temperatura nas camadas mais profundas da pele, propiciando a quebra de gordura e o aumento da neocolagênese. Pode ser realizado em todos os tipos de peles e não gera danos à superfície cutânea.

 

 

Para saber qual o melhor tratamento no seu caso, é fundamental a consulta com seu dermatologista.

CONTATO

FALE CONOSCO

(31) 9 8505-8036
(31) 2342-0690
contato@2alldermatologia.com.br

Rua Pernambuco, 554, Sala 601,
Funcionários – Belo Horizonte, MG.


03.542.881/0001-60 - ABREU NEVES DERMATOLOGISTAS ASSOCIADOS LTDA - ME
*Resultados variam de acordo com cada pessoa.