O excesso de pele e a queda dos tecidos faciais são queixas frequentes de pacientes homens e mulheres em consultório dermatológico. Esses sinais são característicos do processo de envelhecimento facial que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não envolve apenas a pele, mas outras estruturas profundas como os compartimentos de gordura do rosto.
Além da diminuição na produção de colágeno e da perda de firmeza cutânea, o tempo também é responsável pela reabsorção dos coxins gordurosos e pela queda gravitacional dos tecidos faciais, resultando, com o passar dos anos, em uma face envelhecida, com queda e sem contorno definido.
A boa notícia para quem já sofre com a flacidez e a queda das estruturas do rosto, mas não quer se submeter ou ainda não tem indicação de um lifting facial cirúrgico, é que é possível tratar essas queixas de forma minimamente invasiva. Existem várias técnicas que são importantes para prevenir o envelhecimento da face e atenuar os seus sinais, entre elas a volumização com preenchedores, a aplicação de bioestimuladores cutâneos e o uso de fios reabsorvíveis. Entretanto, apesar de serem tratamentos eficazes em muitos casos, devolvendo volume perdido e promovendo a melhora moderada da flacidez, esses procedimentos têm duração efêmera e não são tão eficazes no que diz respeito à elevação da pele e das estruturas da face.
Neste sentido, vale destacar um procedimento que promove resultados impactantes em pacientes que buscam um efeito de lifting facial com naturalidade e com resultados duradouros: o SMAS LIFT com FIOS.
O procedimento consiste em fazer o reposicionamento dos volumes utilizando o próprio tecido do(a) paciente, em vez de usar grandes quantidades de substâncias preenchedoras, que embora sofisticadas e biocompatíveis, são consideradas elementos estranhos ao organismo.
Assim, diferente dos demais tratamentos realizados atualmente na Dermatologia Cosmiátrica, o SMAS LIFT com FIOS realiza uma suspensão do sistema musculoaponeurótico superficial (conjunto tecidual que conecta os músculos faciais e a pele), por meio de fios especiais de sutura, suficientemente fortes para elevar e reposicionar as estruturas faciais profundas que sofreram reabsorção e queda durante o processo de envelhecimento.
Além da elevação do SMAS, o tratamento é realizado com os fios farpados (com garrinhas) que são colocados mais superficialmente e que ajudam a potencializar a fixação da pele e contribuem para a síntese de colágeno novo, melhorando a qualidade e firmeza cutâneaS. Os fios são inseridos por pequenos orifícios em áreas como o couro cabeludo e região atrás das orelhas, sem deixar cicatrizes.
O procedimento não demanda internação, sendo feito na Clínica, com anestesia local. Para pacientes mais sensíveis, pode-se fazer uma sedação leve, a cargo do profissional anestesiologista.
Para resultados ainda mais satisfatórios, com melhora da qualidade e textura da pele, pode-se associar ao SMAS LIFT com Fios outros procedimentos, como o ultrassom micro e macrofocado (Ultraformer III), a Luz Intensa Pulsada e os lasers fracionados – sobretudo o Laser de Co2.
Os resultados podem ser observados imediatamente após o tratamento, mantendo-se por até 3 anos. Normalmente, para a manutenção do efeito de lifting indica-se a realização de procedimentos que ajudem a manter a pele bem posicionada, como o Ultraformer III – e a aplicação de bioestimuladores cutâneos.
Você tem alguma pergunta ou deseja saber mais sobre o SMAS LIFT com Fios? Entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas!