O que é: a dermatite atópica é uma doença crônica da pele, não contagiosa e caracterizada por lesões avermelhadas que coçam e descamam. Há forte relação com histórico familiar de alergia. Pode também se associar à asma e/ou rinite alérgica. Surge mais comumentemente nas dobras dos braços e atrás dos joelhos. Além disso, outros fatores podem desencadear a doença, como o contato com poeira, conservantes, produtos de limpeza, alterações climáticas, e estresse emocional.
Tratamento: é possível controlar a doença com tratamentos específicos e evitando o contato com os fatores irritantes. Pode ser indicado o uso de medicamentos corticoides e anti-histamínicos, em cremes ou via oral. Manter a pele hidratada também é essencial para o controle da doença.
O que é: As dermatites de contato são reações inflamatórias desencadeadas na pele, em resposta ao contato com algum tipo de substância. Os sintomas mais comuns da doença são vermelhidão, descamação, coceira, e inchaço. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica. A dermatite irritativa pode aparecer desde a primeira vez em que entramos em contato com o agente causador. Já a dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância, causando uma resposta do sistema imunológico.
Tratamento: Evitar o agente causador da dermatite de contato é o principal método de tratamento. Por isso, é essencial diagnosticar a causa do problema. Além disso, pode ser recomendado o uso de cremes com corticosteróides ou a aplicação de compressas úmidas pode ajudar a aliviar a vermelhidão e coceira. Em casos mais graves, medicamentos orais específicos podem ser indicados pelo dermatologista, a fim de reduzir a inflamação e os demais sintomas alérgicos.