(31) 9 8505-8036 (31) 2342-0690
HOME BLOG A Dermatite Seborreica pode causar a queda dos cabelos?

BLOG

E ATUALIDADES

A Dermatite Seborreica pode causar a queda dos cabelos?

A Dermatite Seborreica é uma doença inflamatória que tem várias formas de manifestação clínica. Pode de apresentar como caspas finas ou grossas , vermelhidão localizada ou generalizada no couro cabeludo localizado ou apenas aumento da oleosidade. Geralmente, esta doença surge em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, sobrancelhas, ao redor do nariz e região esternal (peito anterior, em que há a produção da famosa “caspa”)

É fundamental ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Dermatite Seborreica não é contagiosa, nem tampouco um sinal de má higiene pessoal. Trata-se de uma condição crônica, que afeta até 20% da população mundial, e que está relacionada com fatores genéticos, alterações climáticas, excesso de oleosidade da pele e o contato com agentes externos.

Quais são as causas da Dermatite Seborreica?

As causas desta doença não são totalmente conhecidas. Sabe-se que há uma predileção da dermatite seborreica por áreas da pele ricas em glândulas sebáceas, o que indica que a produção de oleosidade é responsável por criar um ambiente favorável para o crescimento de fungos do gênero Malassezia (antigamente chamada de Pityrosporum ovale), que podem favorecer o surgimento das lesões. Além disso, acredita-se que algum componente genético pode estar envolvido e que tenha relação com fatores emocionais e externos, como o estresse excessivo e alterações climáticas.

 

Mito ou verdade: a Dermatite Seborreica pode causar a queda dos cabelos?

 

Depende. Apesar de não ser considerada uma causa iminente da queda dos cabelos , a Dermatite Seborreica pode sim, em casos mais acentuados, contribuir para a perda capilar. Isso acontece devido ao excesso de oleosidade no couro cabeludo e à inflamação local, que provocam o surgimento de cascas grossas e alterações nas raízes dos fios, ocasionando falhas que impedem a saída do pelo. Por isso, é muito importante tratar de forma precoce a dermatite seborreica.

 

Como tratar?

Apesar de não existir cura para Dermatite Seborreica, é possível controlar a doença por meio do uso de medicamentos específicos, receitados pelo seu médico. Algumas mudanças de hábitos diários, como lavar os cabelos com mais frequência e evitar o uso de alguns produtos também podem ajudar a prevenir a dermatite seborreica. Importante salientar que não se deve lavar o couro cabeludo com unhas mas , com as pontas dos dedos .

A consulta presencial com o dermatologista é fundamental para esclarecer qual o melhor tratamento da doença em cada caso.

CONTATO

FALE CONOSCO

(31) 9 8505-8036
(31) 2342-0690
contato@2alldermatologia.com.br

Rua Pernambuco, 554, Sala 601,
Funcionários – Belo Horizonte, MG.


03.542.881/0001-60 - ABREU NEVES DERMATOLOGISTAS ASSOCIADOS LTDA - ME
*Resultados variam de acordo com cada pessoa.